Política de sustentabilidade

  • Meio ambiente
  • Segurança e saúde ocupacional
  • Qualidade
  • Governança

faça o download do relatório
de sustentabilidade

Na CELEO REDES BRASIL, acreditamos que os novos modelos de negócios devem manter um equilíbrio entre o balanço econômico, social e ambiental, como forma de gerar riqueza sustentável a longo prazo. Por isso, estabelecemos uma POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE baseada nos 5 Pilares de Gestão, os quais se aplicam aos nossos colaboradores, projetos e atividades.
Os 5 pilares fundamentais são:

QUALIDADE
A aumentar a satisfação dos clientes, a promover a QUALIDADE e melhoria contínua dos processos.

Princípios:
– Orientação ao cliente e grupos de interesse e relacionamento com a comunidade.

SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
A mitigar e controlar nossos riscos, sobretudo os de choque elétrico e trabalho em altura, promovendo a prevenção de lesões e doenças e melhorando as condições de SEGURANÇA E SAUDE OCUPACIONAL.

Princípios:
– Apreço à vida;
– Segurança e Saúde dos empregados, clientes, comunidade e cadeia de fornecimento.

MEIO AMBIENTE
A realizar as nossas atividades considerando os aspectos de MEIO AMBIENTE, mitigando nossos impactos especialmente nas questões de vazamento de óleo e gestão de resíduos, prevenindo a poluição e fomentando iniciativas que promovam uma maior responsabilidade.

Princípios:
– Prevenir a contaminação;
– Eficiência e resíduos;
– Biodiversidade e proteção do habitat;
– Resiliência a catástrofes e adaptação à mudanças climáticas.

SOCIAL
A manter uma política SOCIAL que considere o envolvimento de nossos colaboradores através do reconhecimento de mérito e desenvolvimento profissional sem nenhum tipo de discriminação, com igualdade de oportunidades e condições laborais.

Princípios:
– Relações profissionais éticas e duradouras.

GOVERNANÇA
A manter uma política de GOVERNANÇA, apoiando e fomentando a integridade corporativa e trabalhando na luta contra a fraude e corrupção em qualquer uma de suas formas.

Princípios:
– Fraude, corrupção, suborno;
– Contribuições políticas;
– Deveres fiduciários;
– Programa de cumprimento.

programa de
integridade corporativa

O Programa de Integridade Corporativa (PIC) foi desenvolvido para auxiliar todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas à CRB a entenderem as regras de integridade com foco nas relações contratuais éticas; como uma má gestão contratual ou de relacionamento profissional pode afetar negativamente a imagem da CRB e de suas subsidiárias; as consequências e repreensões para condutas inadequadas; e o que deve ser feito para combater e evitar desvios de condutas éticas ou atos corruptíveis.

Este programa agrupa as informações necessárias das atribuições e responsabilidades da função de gestor do programa de integridade, com o objetivo de assegurar e orientar os profissionais da CRB, e suas subsidiárias, sobre cumprimento de leis, regulamentações, políticas e procedimentos internos, conscientizando quanto a importância da proteção e manutenção do compromisso com a integridade e os padrões éticos na condução dos negócios e o atendimento às melhorias contínuas.
“Faça o que é certo e não o que é fácil”

A CRB tem como princípio de atuação profissional a honestidade, com a obediência incondicional às regras morais e éticas existentes. A atuação de todos os colaboradores com decoro e probidade possibilitam à corporação manter sua imagem de empresa referência e sua credibilidade no mercado que atua.

Ademais, todas as pessoas ligadas à CRB possuem a responsabilidade de manter a integridade e zelar pelas boas práticas no desempenho de suas atividades, esperando que todas as empresas contratadas e entidades governamentais relacionadas atuem também desta forma e estejam orientadas pelos mesmos princípios.

A CRB repudia qualquer ação que esteja em desacordo com a Lei Anticorrupção vigente no Brasil e não pactua com pagamentos, ofertas, promessas, recebimentos ou concessão de benefício econômico, direta ou indiretamente, a órgão, funcionário público ou qualquer pessoa que possa ser caracterizado como ilícito, suborno ou fraude.

A Celeo Redes Brasil visa às melhores práticas de conduta, zelando, incansavelmente, pelos princípios éticos e de integridade de seus colaboradores e parceiros.

A CRB considera como Normas de Conduta os padrões de comportamento que podem ser usados para definição do que é certo ou errado, não só nas condutas dos colaboradores na sua atuação profissional, mas também nas relações da empresa com o colaborador. Nesse sentido, a CRB estipula princípios reguladores das suas condutas enquanto corporação e dispõe das condutas esperadas dos colaboradores.

A tendência do Grupo CELEO REDES, por orientação de seus acionistas e refletida na CRB, é aplicar o princípio de tolerância zero perante más práticas em matéria de ética e integridade, pois espera dos seus colaboradores uma conduta em conformidade com os princípios deste guia e com as normas em que este se baseia.

Conheça as Normas de Conduta da CRB:

abrir pdf

A CRB, buscando a melhoria contínua, aderiu ao Código Ético de seu acionista, cuja a missão primordial é estender aos colaboradores sua filosofia empresarial baseada nos valores abaixo:

• Fiabilidade (Realização dos Objetivos)
• Compromisso e Esforço
• Confiabilidade
• Inovação

Princípios Gerais de Atuação do Grupo Elecnor:

• Plena Sujeição à Legalidade
• Cumprimento e Defesa dos Direitos Humanos e da Legislação
• Laboral
• Diligência e Profissionalismo
• Integridade, Qualidade e Proteção Ambiental
• Prevenção a Acidentes de Trabalho (Riscos Laborais)
• Responsabilidade Social

Conheça o nosso Código Ético na íntegra.

abrir pdf

A CRB dotou-se de um procedimento que permite a todos os seus colaboradores comunicar, confidencialmente, se assim optar, de boa-fé e sem temer represálias, condutas irregulares nas matérias contempladas no Programa, bem como tirar dúvidas, fazer perguntas relacionadas a possíveis violações à lei, seus regulamentos, potenciais fraudes internas, supostas infrações graves ao programa, ou contra as políticas e procedimentos, propor melhorias e revisões nos controles, independente da ocorrência de delitos, visando o aprimoramento do canal e, principalmente, das atividades de negócios da CRB.

Os colaboradores deverão fazer chegar suas comunicações no que concerne a questões relacionadas com o Programa, através de:

E-mail: canaldetransparencia@celeoredes.com

Endereço web totalmente anônimo: http://canaldetransparencia.celeoredes.com.br

Todos os colaboradores têm a obrigação de informar acerca de práticas irregulares de que possam ter conhecimento ou ser testemunhas.

pacto global

A Celeo Redes Brasil segue as diretrizes de seus acionistas quanto à adesão de compromissos globais. Em maio de 2018 tornou-se signatária do Pacto Global da ONU assumindo compromisso de seguir os 10 princípios e assume ainda a responsabilidade de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Pacto Global é uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Criado na Holanda, o GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark) é uma plataforma de benchmark com indicadores ambientais, sociais e de governança (ESG, sigla para Environment, Social, Governance) que dá suporte a 75 investidores institucionais, os quais representam um capital institucional de US$ 18 trilhões, para a avaliação de ativos. Em atuação conjunta e colaborativa com as empresas participantes, o GRESB estabelece, por meio de um conjunto de dados relatados, um padrão global para desempenho de sustentabilidade em ativos reais. No primeiro ano de participação da plataforma, a Celeo Redes Brasil, foi considerada uma empresa benchmark, uma vez que conquistou quatro das cinco estrelas de avaliação.

O GRESB tem como objetivo, criar melhores lugares para as pessoas e as comunidades, reduzindo os impactos ambientas e melhorando as práticas sociais. Além disso, a plataforma busca também estabelecer altos padrões de governança corporativa para as empresas participantes.

projetos de investimento
social privado

A Celeo Redes Brasil prima por uma postura institucional socialmente responsável, em nível de gestão corporativa, com suas partes interessadas, preocupada com o impacto social e ao meio ambiente.

Por isto, a CELEO destina recursos a iniciativas planejadas e desenvolvidas em formato de projetos, realizando seu monitoramento e preocupada com envolvimento da comunidade, com os resultados sustentáveis, de impacto e transformação local – desenvolvimento e preservação ambiental.

Desde 2011, a CELEO vem destinando recursos por meio de incentivos fiscais concedidos pelo Poder Público, na área dos direitos humanos (infância e pessoa idosa), cultura e esporte.

Além destes projetos via Incentivos Fiscais, a CELEO tem um histórico de grandes projetos desenvolvidos através de “subcréditos de compromissos sociais”, que trouxeram grandes benefícios aos seus públicos beneficiários, fortaleceu o capital socioeconômico local e contribuiu na preservação ambiental.

O Histórico positivo, o aprendizado, o reconhecimento dos beneficiários, dos acionistas, de órgãos reguladores, o fortalecimento das relações com a comunidade e demais partes interessadas levou a CELEO a acreditar que está no caminho certo e pretende intensificar sua agenda de investimento social privado.

Com muito profissionalismo, respeito e cuidado aos beneficiários, ao meio ambiente e o desenvolvimento local, a Celeo Redes Brasil desenvolve seus projetos de responsabilidade socioambiental com as seguintes premissas:

Iniciativas em consonância com os interesses da comunidade, que contribuam ao seu bem estar e desenvolvimento;
Participação dos beneficiários do projeto, gerando apropriação e inclusão dos benefícios e aprendizado;
Sempre valorizando os direitos humanos e respeitosos para com o meio ambiente;
Gerar alianças e conexões produzindo sinergias sociais e econômicas – fortalecimento do capital social local;
Agregar valor as partes interessadas;
Gerenciamento de Projetos com gestão transparente e prestação de contas;
No contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS.

PROJETOS OBJETIVOS AÇÕES/
PÚBLICO
INCENTIVO VALOR INVESTIDO
Baú de Histórias - Monte Santo de Minas/MG Difusão da leitura para escolas e instituições públicas, assim como a realização de oficinas de contação de histórias nas escolas e instituições beneficiadas. Doação de 5 Baú de Histórias (100 livros, 20 fantoches, 5 Jogos e Brinquedos lúdicos, Kit Pedagógico),10 oficinas de Leitura, em 5 Escolas Públicas Lei Rouanet R$ 99.000
Histórias que vierem de trem - Atibaia/SP Mostrar de forma lúdica a relevância do trem como meio de transporte, para comunidades circunvizinhas a linhas de trem Realizar 5 apresentações de teatro infantil, gratuitas, com a duração de 45 minutos, em escolas públicas, instituições carentes ou espaços culturais de Atibaia, para público de 200 crianças por apresentação, em única turnê. Lei Rouanet R$ 71.378,80
Reação Escola de Judô e Educação II - Instituto Reação Rio de Janeiro/RJ Promover a reflexão de importantes valores do esporte em todos os polos, construindo um olhar crítico e uma postura ativa nos alunos do Reação Escola Faixa Preta, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade. Oferecer oficinas pedagógicas semestrais no Polo Rocinha; custear 12 meses dos programas Reação Escola de Judô e Educação, oferecer aulas de judô e jiu-jitsu para crianças e adolescentes, trabalhando os princípios e valores do esporte Lei do Incentivo ao Esporte R$ 71.378,80
Centro de Convivência Lar São José - São João da Boa Vista/SP Melhoria da Qualidade de Vida dos moradores/clientes do Lar, através de instalação de local para convivência social, cultural e de saúde. Construção de Pavilhão de 80 m² para ser o Centro de Convivência Social, de Saúde e Comunitário: atividades lúdicas, esportistas e de saúde (fisioterapia, relaxamento), ampliação do nro. de atividades com a comunidade (visitas/encontro com os moradores do Lar). Fundo Municipal do Idoso de São João da Boa Vista/SP R$ 71.378,80
Protagonismo Juvenil e Capacitação para o Primeiro Emprego Instituto da Oportunidade Social - IOS Belo Horizonte/MG Preparar adolescentes de menor renda, provenientes da rede pública de ensino para o mercado de trabalho, através do protagonismo juvenil e da capacitação profissional em administração, tecnologia e reforço escolar Disponibilizar 160 vagas para o curso de capacitação profissional, para adolescentes de 14 e 17 anos e 11 meses, divididas em 8 turmas de até 20 alunos cada; conteúdo voltado para rotinas administrativas, regras de negócio e utilização prática de software de gestão, além das disciplinas de temas transversais, desenvolvimento comportamental, Português e Matemática. Fundo da Infância e Juventude de Belo Horizonte/MG R$ 71.378,80
PRECISA DE AJUDA?
ENTRE EM CONTATO COM A GENTE
FALE CONOSCO